quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Declaração de Amor à Minas Gerais....Parte I

Dificilmente não sou tomada de paixão pelas cidades que escolho viajar, são tantas para ir e, no meio de tantas possibilidades, decidimos ir para.... Minas foi se chegando até a mim, primeiro pelos sabores, quem nunca sonhou comer um pão de queijo nas Minas Gerais, segundo pelas belas paisagens de Sebastião Salgado retratas em Da Minha Terra à Terra, e em terceiro e onde definitivamente Minas se tornou destino certo, O amor de Raquel, sim sua história de amor com e por Weber, o encontro de duas almas lindas que se cruzaram pelos bits da internet, e, desejaram junto comigo, que eu fosse conhecer por fim, as Minas Gerais, por muitas vezes planejei esta viagem até que ela se concretizou em julho, viajar sozinha, no frio, numa fase bem introspectiva e cheia de expectativas....Chegando por BH tive minha primeira confirmação, a comida é deliciosa, se já era apaixonada pelos sabores que conheci em Goiânia e que se falava bem mineiros, foi só deleite, de lá primeira aventura, atravessar cidades em ônibus leito, o que na minha infância era tão corriqueiro, agora se tornou uma grande aventura, quanto tempo não me debruçava numa janela e contemplava a passagem das paisagens.... Chegando a São João Del Rei fui recebida com sorrisos e abraços da amiga, que era só amor e alegria....E daí então muitos bares, igrejas, fotos, santos, arcanjos, dias de sagrado e de profano, das artes e artimanhas, recebida numa casa de família, bem família como a minha, tanta gente entrando e saindo e sempre um cafézinho pro bate-papo, frio delicioso e necessariamente solitário...São João Del Rei foi em clima de casa de avó, lugar aconchegante que parecia já conhecer a muito tempo,  de lá passeio pra Tiradentes, cenário de filme, beleza estonteante, toda pronta pra o deleite gastronômico, e as compras, tudo lindo e espetacular, natureza gritando nas suas montanhas e florestas, impossível não pensar em voltar...
E como nada que é bom não possa melhorar conheci Ouro Preto pelo olhar de Guinard, nada fácil descrever meu encantamento pela cidade canceriana e nostálgica que é OP. O barroco lido nos livros de história surgiam a minha frente, a Praça Tiradentes tão Inconfidente, as caminhadas de puro encantamentos, os telhados do Tonico (artista plástico local), o pôr-do-sol que cobre a cidade de dourado e as cúpulas das igrejas se transformam deslumbrantes .

Nenhum comentário:

03/04/2024 às 23:56

 Entrei no tunel do tempo literalmente, daqui a três minutos será um outro dia e estou eu aqui, com a pia cheia de pratos sujos, as compras ...